segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) - Comentários

Você também pode conferir esse post e + novidades no novo endereço AQUI

Acompanhando os filmes de maior repercussão nas premiações de 2015, vamos falar do filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)!

O filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)) foi lançado em 2014 nos EUA e chegou ao Brasil em 2015. Dirigido, escrito e produzido por Alejandro González Iñárritu. Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bo colaboraram com o roteiro. É um filme de comédia com muito humor negro.
A trama gira em torno do personagem Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.
A montagem do filme é interessante porque passa a sensação de que tudo acontece ao mesmo tempo e no mesmo cenário do teatro. Com exceção de algumas tomadas no início e no final do filme, Birdman tem um plano de sequência longo e contínuo. 
A fotografia do longa-metragem também é interessante e é outro ponto positivo do filme.
Sobre o elenco, o filme conta com Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Lindsay Duncan. Faço menção honrosa a Emma Stone que esta ótima no seu papel de coadjuvante, Edward Norton sendo Edward Norton, não é segredo para os cinéfilos que ele é um ator difícil de se dirigir e Michael Keaton fazendo comédia me surpreendeu. Além disso o elenco como um todo fez um grande trabalho merecidamente venceram a categoria do SAG de Melhor Elenco.
O roteio faz varias criticas a indústria de cinema, como os blockbusters, ou melhor, "filmes pipoca", podem marcar um ator e como ficar relacionado a um único papel afeta a carreira de um ator, alem da rivalidade em teatro e cinema. Por isso mereceu vencer o Globo de Ouro de Melhor Roteiro.
O filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) vale muito a pena assistir, então fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de passar para a próxima dica de filme deixe um comentário!

Sua participação é fundamental para o sucesso deste blog e não esqueça de divulgar para seus amigos.